top of page

MUSEU DO LOUVRE – LAR DA GIOCONDA

  • Foto do escritor: Passaporte pelo mundo
    Passaporte pelo mundo
  • 20 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

Esse é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Um antigo palácio real da França, que hoje é o famoso Louvre (transformou-se em museu em 1793), onde possui uma pirâmide moderna construída recentemente, se destacando do prédio antigo, construído no século 12. É nesse lugar belíssimo onde encontramos a tão conhecida Gioconda e várias outras obras interessantíssimas.


Concluída em 1989, a grande Pirâmide tornou-se um ponto de referência para a cidade de Paris. Ela serve como entrada principal do Museu.

O museu é dividido em três alas: a Ala Sully a leste, que contém as partes mais antigas do Louvre, a Ala Richelieu ao norte, e a Ala Denon, que faz fronteira com o Rio Sena para o sul.


A visita às obras é dividida em quatro épocas: Antiguidade grego-romana, Renascimento, Neoclassicismo e Romantismo.

Entre as antiguidades greco-romanas, estão: as famosas Vênus de Milo e Vitória de Samotrácia.




A Vênus de Milo é uma estátua da Grécia antiga pertencente ao acervo do Museu do Louvre


Já no Renascimento, estão as obras do Italiano Leonardo Da Vinci.











Mona Lisa também conhecida como A Gioconda é a grande obra de Leonardo da Vinci.

Mona Lisa é um dos quadros mais famosos do mundo, quem vai a Paris, quer ir ao Louvre para ver a belíssima pintura.


Destaque do Louvre:

- A Mona Lisa (La Gioconda), pintura de Leonardo da Vinci, do século 16

- A Vitória de Samotrácia, escultura grega de cerca de 190 a.C.

- A coleção egípcia, em grande parte angariada por Napoleão Bonaparte, no século 19

- Vênus de Milo, escultura grega de cerca de 100 a.C.

- A Coroação de Napoleão, pintura francesa de Jacques-Louis Davi, do século 19



Dentro do Louvre possui uma pirâmide invertida. Ela é percebida como um cálice, um símbolo feminino, enquanto que a pirâmide de pedra abaixo é interpretada como uma lâmina, um símbolo masculino: toda a estrutura mostra a união dos sexos.


Caso você goste de museus e vá ficar vários dias em Paris, vale a pena adiquirir o Paris Museum Pass – 2 dias (48 euros), 4 dias(62 euros) e 6 dias(74 euros).

Com esse cartão, durante a quantidade de dias que você comprou, poderá entrar em quantos museus quiser (sendo museu participante, que são quase todos), poderá econimizar e ainda não pega filas para entrada.

Eu particularmente gostei muito, pois quando chegamos no Louvre, a fila estava enorme e com o Paris Museum Pass, fomos direto por outra entrada que estava livre. Foi uma maravilha.


Quase todos os museus parisienses são gratuitos no primeiro domingo de cada mês. Caso sua programação de certo com esse dia, vale a pena para economizar e gastar em outro lugar. Mas o Louvre faz isso somente durante uma época do ano, então fique de olho.

LOUVRE (apenas na baixa estação, de outubro a março).

Um maravilhoso passeio cultural, você não pode perder.




Comentários


You Might Also Like:

       Casada, uma filha e um cachorro que completam minha família e felicidade que vem desde pequena de casa, onde todas as férias tinham viagens. Mas a enorme paixão por viagens aconteceu mesmo na minha lua de mel quando conheci parte da França. À partir dai surgiu a vontade de conhecer cada vez mais esse mundo e as estórias, então as viagens começaram e não pretendo parar. Com o blog conto minhas experiências vividas. Com isso tenho um passaporte pelo mundo. 

 

bottom of page