METRO PARIS
- Passaporte pelo mundo
- 15 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
A primeira linha foi inaugurada em 19 de julho de 1900, para servir os ensaios dos Jogos Olímpicos de Verão de 1900. Pequenas seções das linhas 2 e 6 foram completadas no mesmo ano para servir a Feira Mundial. Em 1913, o metrô já tinha 10 linhas.
Atualmente o sistema consiste em 16 linhas, identificadas por números de 1 a 14, com duas linhas menores, a 3bis e a 7bis, que se separam das linhas originais 3 e 7, respectivamente. É o quarto maior sistema de metropolitano da Europa.
Tem 213 km de linhas, com mais de 300 estações. A distância média entre uma estação e outra é de aproximadamente 300 m. A linha 14 do sistema é completamente automática, ou seja, não tem condutor de cabine.
Uma segunda rede de linhas expressas regionais, o RER (Réseau Express Régional), complementa a rede original do metrô desde a década de 1960.

Essa vista é da janela do Hotel em que nos hospedamos em Paris, o metro passa na frente, uma das coisas pela qual escolhemos o Hotel. A estação ficava a uns dois quarteirões, facilitando muito nossos passeios.



O horário de funcionamento do metrô é das 06:00 horas até 00:30 horas, de domingo a quinta-feira e das 06:00 horas as 01:30 horas as sextas-feiras e sábados.
O ticket de metro pode ser vendido por unidade ou carnet de 10.
Guarde seu bilhete até o final do trajeto (até sair da estação), pois ele poderá ser solicitado em um controle. Se não apresentá-lo, você pagará uma multa. Nas estações do RER, você precisará dele para sair da estação.
Preço (2015)
Ticket unitário: 1,80 euros
Carnet com 10: 14,10 euros
Crianças menores de 4 anos : gratuito. Até 11 anos: meia tarifa
Você pode comprar o ticket na própria estação de metrô, nos guichês ou nas máquinas automáticas. Você encontrará as máquinas logo na entrada das estações, e elas são bastante fáceis de usar. Você pode pagar com cartão de crédito e moedas. Algumas máquinas já aceitam notas. Não se preocupe que se precisar a máquina devolve o troco.
Para o aeroporto é bem tranquilo ir de metro, mas possui um bilhete diferente.
“accès aéroport”: Bilhete destinado unicamente pra quem deseja ir pra os aeroportos de Orly ou Charles de Gaulle, e custam 9 euros.
Experiência própria: para conhecer bem Paris a melhor forma é andar a pé ou de metro. Alguns lugares próximos da pra ser feito andando, mas alguns é preciso do metro. Nada de taxi em minha opinião, nas minhas primeiras viagens achei que só andaria de taxi, com o tempo vi que é besteira porque sai bem mais caro e você não conhece vários lugares lindos por onde passa. Não tenha medo, no começo é complicado, mas depois fica bem fácil e quanto a perigo, é importante sempre ficar atento, mas é bem tranquilo. Ate hoje o melhor metro que já andei foi o de Paris.









Comentários